terça-feira, 17 de abril de 2012

Pela boca morre o peixe...



É por causa desta expressão/provérbio que nunca mais criticarei em vão. Porquê? Porque quando se tem um chefe como o meu, que nos tira toda a energia, que não nos deixa avançar, mesmo tendo nós (supostamente) autonomia para tal, que protela os assuntos até cairem no esquecimento, que prefere estar no facebook do que tomar decisões ou repreender um funcionário (apesar disso, repito, não nos deixa tomar decisões sem o seu aval), que desconhece o significado de gestão e organização de uma instituição.......acabamos por transformarmo-nos em pessoas que deixam de ter iniciativa (desisti de me esgotar voluntariamente), que perdem todo e qualquer dinamismo (porque morremos sempre na praia), que deixam de ser de confiança no que respeita à resolução de conflitos (porque nos cortam as pernas) e que perdem todo e qualquer interesse no trabalho e nas pessoas que dele fazem parte, porque simplesmente não podia ser de outra forma.

É frustrante porque as nossas competências são desvalorizadas, revoltante porque ainda há pessoas que ganham o dobro de nós e não fazem nenhum e, pior ainda,   porque se não fizermos nada ninguém dá por isso. A verdade é que às vezes até gostava que me chamassem a atenção, mas até isso dá muito trabalho. E no fundo, quem não dá o exemplo não pode propriamente ser exemplo para ninguém certo? E se até se pode gostar de ter uns dias em que não nos chateiam, quando é sistemático começamos a achar que isto não nos satisfaz e que precisamos de mais. Também é verdade que isto está mau e temos de gramar a pastilha.
E onde fica o nosso orgulho, realização pessoal, gosto pelo trabalho e rigor? E onde está a nossa iniciativa, os projectos que queriamos desenvolver, as actividades que ficaram pelo caminho?

Tudo tem um preço e na minha terra, quem está mal, muda-se!

9 comentários:

  1. Oh Verita, se soubesses a quantidade de gente que ganha mais do que eu e sou eu que tenho que tapar e corrigir os buracos delas...
    Compreendo-te perfeitamente!
    Desmoraliza... Mas vá, a minha directora é muito boa.

    Lux

    ResponderEliminar
  2. Querida Verita, gostei imenso deste teu texto!
    Agora amplia tudo o que escreveste, para o nível nacional e dá exactamente para perceber porque chegámos a esta crise, verdade?
    E que em vez de a pagarem os responsáveis, os ditos "chefes", estamos a pagá-la nós!!
    Cambada...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Querida nem sei o q dizer!
    Tanta gente com vontade para assumir o cargo dele e fazer bem as coisas e está esse tretas (para nao dizer pior)a chatear toda a gente e a empatar tudo. Infelizmente muita gente se comporta assim e dáo emprego que tem como dado adquirido, nada faze e recebe o dinheirinho bom e o resto é musica.
    Assim de facto não há quem aguente trabalhar assim e nesse ambiente.
    E é triste não se poder arriscar e mudar pq isto está como está. :(
    Vais ver que um dia destes te aparece uma oportunidade unica e mandas esse especie dar uma volta.


    Beijoquinhas linda

    ResponderEliminar
  4. Lux,
    Uma coisa é tapar buracos, outra coisa é cortarem-nos as pernas porque se tapares buracos é sinal que alguém errou ;) e para que não se saiba do erro, não se mexe!! é estúpido mas é verdade!! e neste, aqui que ninguém nos ouve, o meu azar é tanto que a personagem que menciono é mesmo o Director!! Azar o meu...

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Turista,
    É mesmo verdade!! Até arrepia!! É tanta incompetência junta que me faz urticária. O que me deixa mais furiosa é não me deixarem agir percebes? isso sim dá cabo de mim!! ele até podia não fazer nenhum desde que me deixasse andar...(o problema é que depois eu tinha mais "destaque" que Sua Excelência e isso já não pode ser)!!

    ResponderEliminar
  6. Tete,
    É verdade!! É irritante e desencorajador. Quem quer trabalhar num sistema destes? Em que percebe nitidamente porque as coisas não andam para a frente mas simplesmente não pode fazer nada. Eu por vezes até o confronto porque já estou naquela de não ter nada a perder...mas dá resultado algum!!

    Melhores dias virão e eu quero acreditar que sim!!

    ResponderEliminar
  7. So damn true! E pior? É generalizado!!! Força!

    ResponderEliminar
  8. Compreendo-te perfeitamente, mas infelizmente é assim que as coisas funcionam.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. O pior de tudo é que nesta altura tudo o que podemos fazer (na maior parte das vezes) é ouvir e calar!
    Mas, independentemente disso, não deixes de ser tu própria nem desrespeites os teus valores!

    beijinhos, gosto de te ler :)

    ResponderEliminar