quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Diário de Bordo # 1


Olá a todos!
 
Vou iniciar hoje uma espécie de diário sobre a minha nova vida, a minha nova cidade. A ideia é deixar registado aquilo que vou vivendo: situações caricatas, desafios, bons momentos, humor, fotos e por aí fora...
 
Espero que gostem e se quiserem saber mais, não hesitem em perguntar :)
 
João Pessoa:
É a capital do Estado da Paraíba, tem como estados-cidades vizinhas Recife (capital do Estado de Pernambuco) e Natal (capital do Estado de Rio Grande do Norte). Noutro post irei dar-vos a conhecer um pouco mais sobre a história daquela que é a terceira cidade mais antiga do Brasil.
 
João Pessoa - Paraíba
 
Comida:
Ainda não provei muitas delícias locais, pelo menos das mais elaboradas. Já provei o famoso espetinho (espetada de filé de frango, filé mignon ou de queijo que há à venda em todo o lado, em carrinhos ambulantes por exemplo, na praia, no calçadão...), o belo do pastel (também costuma haver perto da praia, frito na hora, e há de queijo ou de carne...), comida chinesa (os restaurantes chineses existem aqui quase na proporção que em PT existem lojas de chineses) bem barato, comparando com as outras ofertas gastronómicas. Também provámos o filet mignon com fritas (uma carne bem tenrrinha com um molho especial e cebola frita. fritas é como eles dizem quando querem dizer batatas fritas. E claro,  comemos fast food (universal certo?).
Também provei ontem a famosa tapioca e ....tchanan...não gostei. Aquilo é feito com farinha de mandioca (assemelha-se a um crepe) e depois pode ter qualquer recheio, doce ou salgado. Limitei-me a comer o recheio (ovo, queijo e fiambre que aqui eles chamam de presunto).
O belo do pastel

Arroz com feijão, bife perú, salsicha e melancia

Tapioca de ovo, queijo e presunto (para nós, fiambre)


Bebidas:
Podem achar estranho, mas ainda não bebi uma água de coco. De facto, quando as coisas estão ali todos os dias, mesmo á mão, já não há tanta pressa para experimentar, viver, tirar foto...caipirinhas também ainda não!!
O que tenho bebido mais é a bela da cervejinha. Eles colocam as garrafas (grandes) numa protecção para as manter bem geladinhas. É uma maravilha! (depois tiro fotos).
Dos sucos só bebi o meu preferido: suco de graviola. Amo de paixão!! Branquinho, fresquinho e docinho :)
 
Apartamento:
Ainda estou na fase de tornar a coisa habitável. A TV ainda não funciona (valha-nos o portátil e os dvd's que se vendem por aqui, na rua, ao preço da chuva - cerca de 70 cêntimos); o fogão já cá está mas o senhor que vem ligar o fogão deve andar muito ocupado e está sempre a falhar, pelo que continuo sem cozinhar: o microondas chegou ontem (depois duma grande luta do R com o raio das tomadas, lá se conseguiu por a coisa a trabalhar) e o sofá é mesmo a nossa próxima aquisição (só damos valor ás coisas quando não as temos certo?).
Para não estarmos a gastar agora dinheiro com máquina-de-lavar-ferro-de-engomar-tábua-de-engomar-estendedor-de-roupa-detergentes-e-afins decidimos pedir aqui o contacto, ao porteiro do prédio, duma lavandaria que vem buscar e traz a roupinha prontinha! Não fica caro e para já é uma solução que me agrada sobremaneira :)

Preços:
Eu já sabia que o Brasil de hoje não é o Brasil que conheci à cerca de 10 anos atrás, em que só não comprávamos mais coisas porque não havia espaço na mala para levar mais. Hoje em dia está muito equilibrado com Portugal, e as coisas importadas são bem mais caras. Já vi alguns produtos de higiéne um pouco carotes mas não comprei nada porque trouxe tudo de Portugal (desde shampôos, tampões,pensos diários, gel, desodorizante, cotonetes,discos desmaquilhantes, perfumes, protector solar...tudo o que possam imaginar). Como o meu pai vem cá de tempos a tempos vai ser possível trazer-me uma malinha cheia :)
 
 
Maior Pechincha:
Fizemos as compras, cá para casa, numa feirinha a poucos km´s de João Pessoa, onde o R. tem estado a trabalhar. No total devemos ter gasto metade do preço (entre as coisas da feira e do supermercado também nessa localidade).
A compra que me soube melhor (atenção amantes das frutas tropicais) foi comprar mangas a 1 real (à unidade) que corresponde a qualquer coisa como 0,37 cêntimos. E as papaias a 2 reais. Uma locura!
Depois há uma série de frutas que ainda não provei, mas a seu tempo irei conhecê-las).

Maior roubalheira:
Moramos ao lado do Shopping Manaíra, o segundo maior shopping da América Latina (um perigo, portanto...) e no outro dia fomos lá jantar. Dei uma espreitadela mas ainda é território para explorar! Continuando...fomos a um quiosque para beber um café (que achei muito fofo, com chávena em porcelana e com tampinha a dizer "feito para voçê,com amor" acompanhado por um bolinho delicioso) e pediram-nos 6 reais (ou seja, mais ou menos 2,30 euros) por um café expresso e um carioca. Andando e aprendendo ;) A sorte foi que foi uma coisa pequena e sem muito valor, mas já dá para terem uma ideia que também aqui, que nem é o Rio ou São Paulo, os preços podem ser descabidos!
 
Turismo:
Em João Pessoa, do pouco que já vi, existem mais turistas brasileiros. Os destinos de Natal, Recife ou Macéo, continuam a ser os principais pontos turísticos do Nordeste. Ontem vi um senhor com um boné com a bandeira portuguesa (eu ía ao telefone, pelo que ele me ouviu a falar português, e instintivamente, comprimentámo-nos quando nos cruzámos) e senti ali um reconhecimento sabem? Acho que só os forasteiros o sentem quando se encontram frente a um "igual".
Mais tarde estava a passar á frente dum bar que me chamou à atenção e ouvi um senhor lá dentro a fazer uma encomenda de coisas para o bar. O senhor era português. Talvez o bar seja dele. Talvez lá vá beber uma caipi :)  


Praia:
Só fui ainda no domingo com o R. e ontem. Da primeira vez fomos á Praia da Penha, um pouco mais afastada. Ontem fui aqui à Praia de Tambaú, fica na marginal e é considerada praia citadina. Estava-se muito bem. O mar ainda vai clarear, está com uma cor mais turva por causa da época das chuvas. Problema: só fui às 14h para a praia e as 16h30 era a única nos chapéus. Eheheh!! Tinha vindo toda a gente embora.
Aqui amanhece por volta das 5h da manhã e às 17h30 é noite. Já me estou a habituar. Se nos deitarmos cedo, acordamos cedo e por aí fora.

Praia da Penha

Praia de Tambaú às 16h15


Espero que tenham gostado. Em breve à mais :)









19 comentários:

  1. Gostei do teu post. Também fui ao Nordeste do Brasil, adorei e fizeste-me recordar. Gulosa que sou (e ao contrário de ti) gostei muito das tapiocas mas com doce de goiaba ou leite condensado. Os sumos e as comidinhas também são bem boas. Obrigada pela partilha e irei certamente seguir.

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta,
      Obrigada!! Onde estiveste no Nordeste? Eu já conhecia Natal(onde espero voltar) e Fortaleza. Vou experimentar a tapioca doce, nunca se sabe :)

      beijinhos

      Eliminar
  2. Ai adorei :)
    Deve ser tão bom estar num sítio assim diferente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)

      Espero que seja e espero, como diz uma colega minha, "em João Pessoa vou ser feliz!!" :)

      Eliminar
  3. Pelas fotos e pelas descrições parece-me um sítio bastante interessante. Nunca vivi num país estrangeiro mas sem dúvida que deve ser uma experiência única. Muito boa sorte :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é a minha primeira vez. É um desafio e tanto, mas tenho a ajuda do clima, da língua (às vezes) e da comida :)

      Obrigada!!

      Eliminar
  4. Olá Verita!
    Ainda te lembras de mim? Espero que sim!
    Desejo-te todas as felicidades nessa nova fase da tua vida.
    Espero que concretizes o sonho de aumentar a familia...
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Luciana!!
      Por coincidência, ontem estive a ver o teu blog :) o tempo não tem sido muito e ando a ver se visito cantinhos que gosto, como é o caso do teu :)

      Obrigada linda! também te desejo muitas felicidades :)
      beijinhos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Para já, estou a gostar!!
      Espero começar a conhecer mais já na próxima semana :)

      Eliminar
  6. pelas fotos deve ser uma zona muito gira.. imagino agora tudo é novo,, tem de se habituar.. também queria comprar mangas a esse preço _:(

    kisses***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai as mangas...é uma perdição :)
      Hoje o R. vai outra vez a feirinha comprar mais :) eheheh!!!

      Eliminar
  7. Um post bem maneirinho, como se diz por aí :)
    Gostei e cá fico à espera de mais!!

    Beijinhos* <3

    ResponderEliminar
  8. Eu adorei, vai-nos mostrando essa cultura linda.

    Parabéns pela iniciativa tomada, tudo de BOM para ti. bjinhos
    estou sempre aqui a ler-te msm q nao comente

    bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa,

      Obrigada!! Obrigada por estares aí ;)

      Tudo de bom para ti também!!
      beijinhos

      Eliminar
  9. Pastel é tudodibom:)
    Coragem, não te chateies muito com as coisas em falta. Vai desfrutando do que já há.

    Adorei as fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo!! ;)

      Um dia de cada vez não é? :)
      Boa sorte para ti e força nessa situação difícil!!
      Tudo-di-bom para ti!! :)

      Eliminar
  10. Olá querida! Há imenso tempo que não vinha fazer a visita pelos blogues. Adorei saber que estás bem e a adaptar-te à tua nova cidade. Nunca visitei o Brasil mas quem sabe um dia destes não te visito ;) Beijinho grande

    ResponderEliminar