terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dos meus Utentes # 8



Tenho uma utente que regressou à instituição, um ano após ter saído de cá. A M. é portadora da doença de Huntington*. Saiu desta instituição para ir para outra de cuidados continuados, onde supostamente receberia cuidados mais específicos, de acordo com a sua patologia. Quando falei com o marido, disse-me que foi a pior decisão que tomou. Disse-me que nem sempre lhe davam banho, não lhe cortavam as unhas e tinham-na amarrada à cama quase o tempo todo, fazendo alguns (curtos) períodos de levante, para evitar feridas. 
Aí veio a minha revolta ao de cima, porque as coisas neste país são assim. Tinham doentes a mais para os profissionais disponíveis e depois não lhes prestam os cuidados necessários. Para isto, ela não tinha saído daqui para ir para longe e estar desamparada.
Está mais velha, é visível que a doença deu mais uns passos (nada o pode travar) mas fiquei furiosa por saber que durante este ano não teve os cuidados a que tinha direito e que se tivesse ficado aqui, mesmo não sendo especialistas, ter-lhe-íamos dado todo o carinho e amor que ela merece.









* A doença de Huntington (DH) é uma doença hereditária degenerativa do cérebro. É causada por uma mutação no gene que codifica uma proteína chamada huntingtina (Htt). Esta mutação produz uma forma alterada da proteína Htt que causa disfunção e morte das células nervosas (neurónios) em determinadas regiões do cérebro.
A doença caracteriza-se por uma combinação de alterações motoras (movimento), emocionais (estado de humor) e cognitivas (raciocínio).

4 comentários:

  1. Que situação triste :/ E infelizmente não é a única no nosso país.. O que não deveria acontecer. Mas o que vale é que ainda há pessoas como tu que se preocupam verdadeiramente com os doentes! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Verita, concordo que é uma situação muito desagradável, até porque nos pode vir a acontecer... Ou a alguém que nos seja chegado.
    E mesmo não o sendo é revoltante ver como alguns utentes são tratados em determinados locais, em especial, locais privados.
    O meu conselho? (E porque nesta matéria posso opinar à vontade!) Se esse centro não reúne as melhores condições, reclamação escrita. Ou no livro de reclamação da própria instituição, ou se a pessoa não quiser dar a cara, com receio (que é legítimo) uma denúncia anónima enviada para a Entidade Reguladora da Saúde.
    E acredita que as condiçoes em que estão essas pessoas vão ser fiscalizadas e conroladas.

    xoxo
    Lux

    ResponderEliminar
  3. Querida Verita, lamento tanto estas situações!! E tenho receio, de como serei tratada daqui a uns anitos...

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, isso é muitíssimo comum no nosso país!
    Beijinhos querida,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar