quarta-feira, 26 de outubro de 2011

E porque de um momento para o outro tudo muda*...


Às vezes e quando queremos, enganamo-nos a nós mesmos. E conseguimos, assim, ir gerindo uma série de situações, pois colocamos determinadas coisas numa zona do nosso cérebro que teimamos em não ver. Deixamo-las lá, em pequenos compartimentos que vamos escolhendo à medida que nos convém. E assim vamos vivendo, até que em determinadas alturas abre-se uma brecha, ou porque surge algo mais complicado de gerir e mesmo sem que o queiramos, a situação sai cá para fora e obrigamo-nos a pensar nela, ou então porque o peso omnipresente começa a dar de si e de repente temos de falar.
Quando isso acontece, colocamos tudo em causa e interrogamo-nos como somos capazes de fazer planos e tentar andar para a frente, quando temos aquela coisinha ali, que volta não volta aparece para nos fazer pensar na realidade, que é inalterável e não desaparece como que por magia.
E temos consciência que não somos capazes de os resolver assim do pé para a mão e por isso vamos empurrando, vamos (sobre)vivendo e deixando para amanhã o que podíamos fazer hoje, ainda que isso signifique viver em esforço e de forma disfuncional. Ainda que dessa forma possamos ser felizes, vivendo uma felicidade de faz de conta.
* não é de um momento para o outro, porque na realidade nada mudou e aí é que está o problema.

4 comentários:

  1. Nem imaginas como entendo bem este texto...

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho a mania de arranjar esses compartimentos, mas ás vezes abro um e decido despachá-lo, ás vezes custa mesmo é abri-lo, depois é mais fácil do que pensamos. E é um alivio...muito melhor do que (sobre)viver atormentada com isso...

    ResponderEliminar
  3. Às vezes escolhemos involuntariamente (ou não!) esconder as situações nessa gavetas e pensamos que "agora não é o momento mais indicado para a abrir", porque sabemos que vai fazer mossa e doer. Vamos vivendo uma realidade moldada por nós, que nem sempre é a mais verdadeira, mas é a mais confortável. Um dias as gavetas têm de abrir...

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas palavras de carinho!
    Sei que há outras pessoas que usam estes mecanismos que só nos metem para baixo mas algum dia hei-de inverter a situação!!

    bom fim de semana e obrigada pelas palavras!

    ResponderEliminar