quarta-feira, 14 de maio de 2014

Laços de Vida - Opinião



Há livros que nos fazem querer lê-los antes mesmo de espreitarmos a sinopse. Neste caso o nome da autora e a belíssima capa foram motivos suficientes. Depois então a sinopse, aguçou-me a curiosidade.
É um livro de leitura fácil, com uma história doce e melosa mas também com alguns dramas pelo meio. 

Libby é uma mulher determinada. Ainda adolescente, sofreu muito com a perda da mãe, vítima de cancro, mas decidiu que iria lutar na vida para que a mãe se orgulhasse dela e nunca iria desistir, como lhe prometeu. Assim, e apesar de viver com um pai que se desligou do seu papel, Libby cresce com uma personalidade forte e torna-se numa advogada prestigiada. Trabalha com afinco e sobrepõe o trabalho à sua vida pessoal para atingir o objectivo de se tornar sócia da firma de advogados onde trabalha, deixando para trás um marido que não quis abdicar de uma vida pessoal e de uma família. O divórcio foi mais uma ferida na vida de Libby mas ela não é uma desistente e prossegue para o seu objectivo, mesmo que vá perdendo a sua vida pessoal pelo caminho. 

No dia que pensa que vai ser finalmente promovida a sócia, ela é na realidade, demitida. O seu mundo desaba e vira-se de cabeça para baixo. No entanto, Libby arregaça as mangas e vai procurar trabalho, mas torna-se num desafio maior do que esperava. 

Neste caminho a sua vida vai mudar drasticamente. Recupera uma amizade perdida, reencontra o mundo das malhas e do tricô e que a faz recordar da mãe, que lhe ensinou esta arte, faz novos amigos, começa a frequentar o ginásio e até se torna voluntária no hospital. A parte que mais me encantou foi sem dúvida o contacto com a realidade dos bebés prematuros. Tendo eu à um ano atrás tido um bebé prematuro e tendo conhecido esta realidade bem de perto, foi com nostalgia que li a magia desses momentos. Além disso, adorei a amizade que a autora criou entre Libby e Ava, uma adolescente que está prestes a viver uma prova de fogo e que vai poder contar com o apoio de Libby. A empatia entre elas é notória e o apoio é mútuo, pois ambas ganham com esta relação e vão crescer com ela.

Quando Libby, depois de várias tentativas frustradas de emprego, decide abrir a sua própria empresa, surge uma proposta que vai colocar em risco tudo o que ganhou a nível pessoal e ela tem de pesar o que tem mais valor: aquilo com que sempre sonhou ou aquilo que neste momento é a sua felicidade. É que nos entretantos o seu coração voltou a sorrir e ela começou uma relação com o médico "coração de pedra", Dr. Philipp. Ambos magoados de relações anteriores, caminham com cautela e são colocados à prova. Será demasiado cedo?

É uma leitura agradável e aconchegante. vemos os personagens que aprendemos a acarinhar a crescer e a seguir com a sua vida de forma positiva. É um hino à vida e à felicidade e por isso recomendo a sua leitura.

1 comentário:

  1. Estou muito curiosa com este livro, não conheço a autora e a sinopse agradou-me bastante.Só ainda não comprei porque tenho ali uns quantos em espera e queria ver se o consegui comprar como e-book.

    Beijinho

    ResponderEliminar