quinta-feira, 12 de junho de 2014

A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert - Opinião



Posso dizer que é um grande livro. Andava curiosa para ler o famoso A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert e, no geral, é um óptimo livro, com um ou outro ponto menos positivo.
Falando já do que não me agradou: acho que houve partes que podiam ter sido dispensadas, retirando algum do peso (real) do livro sem que este fizesse qualquer falta. A repetição muitas vezes dos mesmo acontecimentos pode tornar-se entediante e confusa. Outra questão: é importante para o leitor não descobrir à primeira quem é o assassino, mas nem por isso o autor tem que tornar toda a gente suspeita. Isso acaba por descrebilizá-lo um pouco.
Tudo o resto é muito bom. O suspense, a intriga, as personagens. Tudo nos leva a devorar o livro, a querer conhecer Nola Kellergan, pois sem dúvida que ela é bem mais do que inicialmente poderíamos pensar, a querer saber o que fez realmente Harry Quebert. E claro, nenhuma das nossas respostas estará sequer perto daquilo que vamos descobrir, porque nesse aspecto o autor foi mestre, foi sábio e engenhoso. Adorei todas as descobertas, principalmente sobre o passado de Harry e sobre a infância de Nola.
Marcus Goldman tem que escrever um novo livro. Depois de meses sem escrever uma linha ele começa a ficar preocupado e decide visitar o seu antigo professor e mentor, Harry Quebert. Talvez a tranquilidade de Aurora, onde Harry vive, seja suficiente para fazer Marcus voltar a escrever. No entanto, tal não acontece e Marcus começa a desesperar, com prazos de entrega a terminar, sujeita-se a um processo em tribunal e a ter que devolver á editora o dinheiro que já recebeu e a ser processado em vários milhões.
E é então que um corpo é encontrado, um homem é preso e há toda uma história para investigar. Mistérios, segredos, mentiras...começa aqui a história para o livro de Marcus. E que história...é nada mais nada menos do que a vida e o passado do seu único amigo, Harry Quebert, que Marcus julgava conhecer mas afinal...
Um livro viciante e que recomendo sem reservas!

1 comentário: