segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O choque cultural...


Confesso que adoro culturas diferentes. beber da sabedoria do desconhecido, aumentar o meu conhecimento e alargar os meus horizontes.
Como é natural, e ainda que se fale a mesma língua (às vezes não parece, mas isso é assunto para outro tópico), as diferenças que tenho encontrado, em tão pouco tempo, já são algumas.
Deixo-vos com alguns tópicos, a seu tempo virão mais!


 
Povo feliz

São, sem sombra de dúvida. Este mês houve eleições para eleger o Prefeito de cada cidade, em todo o Brasil. E campanha política, aqui, é uma festa. Os carros vestem-se a rigor, cobertos de imagens gigantes dos seus preferidos. A música enche as ruas, com carrinhas com colunas enormes a passear por toda a cidade. Os desfiles de carros com bandeiras e a distribuição de panfletos em tudo o que é semáforo completa o show. Aqui em João Pessoa vai haver segunda volta, logo, a procissão ainda vai no adro :)

Esta foto foi tirada fora da cidade, mas achei um must :)
 

Ainda da alegria. Do outro lado da estrada existem dois espaços ao ar livre para estacionamento pago. Cada um dos "seguranças" é apreciador de música, claro, e gostam de partilhar. Então a música fica nas alturas, todo o santo dia, para toda a rua ouvir. Dia sim dia não ouço foguetes. Não me perguntem de onde vêm ou porquê :)

Ao lado do estacionamento existe uma espécie de "boteco" (nem é tasca, nem restaurante). O dono quando abre, abre a mala do carro e coloca as colunas cá fora com a tal musiquinha. E ainda lhe acrescenta um estendal de cd's e dvd's que se podem comprar por meia dúzia de tostões.


Seguro do carro? O que é isso?

Numa semana vi dois choques aqui na rua. Num, uma mota bateu contra um carro. O condutor da mota levantou-a do chão, disse algumas asneiras, deu um pontapé na mota, quase caíndo ele próprio ao chão e arrancou. No segundo acidente, um carro em segunda fila a fazer marcha-atrás bate num carro que vai na via principal. A condutora deste último sai do carro, levanta as mãos e põe-se aos gritos, a resmungar com o outro, que não levantou muitas objecções. E depois, a dita cuja arrancou, com uma grande mossa no carro.
Quando perguntei ao Ricardo porque não chamavam a polícia ou accionavam o seguro, ele limitou-se a dizer que aqui não funciona assim (???)


E depois temos as gorjetas impostas...
 
Para aqueles que são mais agarrados esta não é uma boa notícia. Eu não sendo forreta, não gosto que me imponham nada. Então o sistema aqui é, quando se pede a conta, o total vem sempre (ou 90% das vezes) com mais 10% que é a cortesia para os funcionários. WTF?
Sim, depois podemos sempre dizer o valor que vamos pagar (sem a gorjeta se for essa a nossa vontade, mas é certo que levamos com uma cara pouco simpática :)
Pior do que isso é entrares num sítio, que até está a tocar música ao vivo (ainda que não tenha sido por isso que lá foste), bebes um copo e nem estás propriamente a tomar atenção á música. Facto é que no fim tens na factura mais 10 reais pela animação! Como diz o outro, só te enganam uma vez :)
Mas aqui, infelizmente, este sistema é a regra e não a excepção!



1 comentário:

  1. Sem dúvida que é muito bom conhecer culturas novas, novas formas de viver, etc.
    Ainda bem que estás a gostar :)

    ResponderEliminar