quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O Choque cultural...




Religião:
 
Já sabia que os brasileiros são muito religiosos, são muito devotos e colocam a fé em Deus acima de tudo. No entanto, fiquei surpreendida com a necessidade que têm de o exteriorizar.
Em Portugal as pessoas são mais recatadas e a questão da religão e da fé até é vista como uma coisa intíma. Aqui não, Deus está em quase todas as conversas (nem que seja no final em que nos dizem sempre "Deus te acompanhe" ou alguma expressão do género. Depois há uma quantidade de slogans alusivos à oração, a Deus e à religião espalhados nos vidros dos carros, nas motas, em grafitti nas ruas; há canais de televisão dedicados exclusivamente á religião e há bastantes igrejas evangélicas onde existem várias celebrações durante a semana e a ida à igreja faz parte da rotina das pessoas, duas ou três vezes por semana.

Existe aqui uma igreja bastante grande e quando passei lá o meu marido disse-me que era "a casa da moeda" e só depois percebi a alusão. É que a quantidade de dinheiro que por lá circula faz lembrar a casa da moeda :)
 
 
Assassinatos:
 
Outro tópico que me chocou foi a questão dos assassinatos. Se em Portugal os noticiários só falam de crise, Troika e impostos, aqui no Brasil, as notícias são em grande parte sobre assassinatos. Quem vem de outra realidade, tem de ficar chocada. Principalmente pela facilidade com que se mata e pelos motivos mais absurdos. Uma vida vale tanto como um celular, um frango ou uma nota de 50 reais (cerca de 20 euros). São frequentes histórias de  rapazes que matam as ex-namoradas, porque elas acabaram o namoro; vizinhos que se chateiam por causa das galinhas e acaba em tiros; assaltos em que as pessoas reagem e acabam por morrer, por causa de um telemóvel ou meia dúzia de tostões.
 
Estas notícias são frequentes:
 
"A Secretaria de Segurança Pública da Paraíba (SSP-PB) informou que de janeiro a setembro de 2012, foram 1.146 homicídios no estado. Só na Grande João Pessoa, foram quase 600 assassinatos."
 
"A polícia registrou pelo menos sete assassinatos na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo entre a noite de quinta (25) e a madrugada desta sexta-feira (26)."
 
"Nesta quinta, foi divulgado mais um balanço da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que apontou uma alta significativa nos índices dos chamados crimes contra a vida em setembro em comparação com o mês de agosto. Em confrontos entre policiais militares e criminosos, nos primeiros nove meses, os confrontos resultaram em 382 vítimas, sendo 13 delas policiais militares, em todo o estado. Na capital, 240 pessoas, sendo oito PMs, morreram nestes confrontos."
 
"...O período de pesquisa não foi informado, no entanto, no país, ao menos 229 policiais civis e militares foram assassinados neste ano, sendo que 79% enquanto estavam de folga."

1 comentário:

  1. E a variedade de Igrejas?!?

    Não é só o fervor que impressiona, é haver espaço para todo o tipo de invenções,como a Igreja dos surfistas...já não recordo o nome.
    As Igrejas estão isentas de impostos e são um grande cover-up de lavagem de dinheiro.
    Claro que um povo em necessidade precisa de ter os seus escapes para o desepero. O Brasil só agora começa a prosperar.
    Também por aqui vejo a abundancia de Igrejas e a ostentação dos seus lideres ( e a profunda miséria dos seguidores).

    Bjinhos,
    Ângela

    ResponderEliminar