sábado, 15 de fevereiro de 2014

Do meu filhote!


Nove mesinhos já passaram, pois é verdade!! Mesmo agora está a fazer um aninho!

Para efeitos médicos e de desenvolvimento de competências, ele tem menos dois meses. No entanto, mesmo para essa idade, ele ainda não estava a sentar sózinho ou a interagir com os brinquedos como era suposto. Então iniciamos, por encaminhamento da médica da maternidade, fisioterapia uma vez por semana no hospital e para a semana começamos em casa uma sessão com uma educadora, ambos no mesmo sentido: estimulá-lo e ensinar os pais a melhor forma (técnicas e métodos) de brincar (trabalhar) com ele. 
A semana passada teve uma consulta de oftalmologia mas a médica não detectou qualquer problema. Voltamos para o ano só por prevenção. 

Agora, a que mais me assusta. Todos os meses temos ido à consulta na maternidade. Todos os meses fazemos ecografia à cabecita. O perímetro cefálico sempre foi um pouco acima do "normal" mas isso é tipico nos permaturos, nada que nos assustasse muito. Quando a médica nos falou em ventrículos dilatados, aí a história mudou de figura. Apesar de ser todos os meses controlado e de a médica garantir que os valores não eram preocupantes, acabou por encaminhá-lo para consulta de neurocirugia pediátrica e aí...soaram as campainhas! Se não eram preocupantes, porquê encaminhar para especialidade? Ela diz que é para descargo de consciência e foi no seguimento de uma ida nossa à urgência, mesmo assim...então este mês temos consulta e em Março ele tem de fazer uma TAC...MEDO!! Como se faz uma TAC a um bebé de nove meses? Algum sedativo têm que dar certo?

Entretanto, mais novidades. Este mês ele começou a ir para a creche. A ideia era ir só quando fizesse um ano mas com o problema de saúde que tive e a fazer fisioterapia todos os dias, tivemos de optar por esta solução. Custou um bocadinho, apesar de eu ir buscá-lo mais cedo (ainda assim consigo sempre tratar de algumas coisas que com ele em casa seria mais difícil) e ele se ter adaptado lindamente. A propósito, como lá começou a adormecer sózinho, tenho feito a experiência cá em casa, de o deitar na caminha dele com o mobile e em três vezes, duas adormeceu sózinho ;)

Adoro aquele sorriso de reconhecimento quando o vou buscar! É uma verdadeira delícia :)
Ele agora já se senta muito melhor, já interage com os brinquedos, é muito expressivo e observador, dá muitas gargalhadas e continua a adorar as mãos :) ah, e têm um dentinho a caminho :)
Bem, acho que as novidades do João está cá todas!

Entretanto actualizo com algumas fotografias!
beijinhos e bom fim de semana!







 












2 comentários:

  1. Vais ver que vai correr tudo bem ! E assim estão a ser bem seguidos...
    E se ele está a evoluir, é óptimo sinal :)
    Beijinho grande *

    ResponderEliminar
  2. Ele deve estar tão fofinho :)
    Vais ver que está tudo bem*

    ResponderEliminar