quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cabo Verde - Ilha da Boavista

As férias a sério já foram. Cabo Verde foi uma agradável surpresa. A Ilha da Boavista é ainda pouco explorada e daí o seu encanto e simplicidade, com gente sempre de sorriso na cara e uma simpatia extrema.
Praias desertas e selvagens são um regalo para os olhos e para a mente. Adorei o clima (embora tivesse chovido um dia e meio), a comida ,amei a cachupa que comemos num restaurante tipico,chamado Nha Terra, as excursões que fizemos (Cidade de Sal Rei, Praia do Cabo de Santa Maria, rabil, Vila de João Galego, Praia de Ervatão, Curral Velho, Deserto de Viana, Povoação Velha entre outros locais), as pessoas que conhecemos (um grupo de portugueses com quem fizemos as visitas e com quem começámos a conviver no hotel), a animação no hotel com uma equipa muito divertida (animação mais na piscina do que na praia), a apresentação na piscina dos principais elementos do staff do hotel, desde o Chef de Cozinha até ao Director do Hotel.

Foi bom abstrair-me dos problemas e da minha realidade. Aquele ambiente é propício a isso. Tive momentos de paz e tranquilidade. Senti-me bem e feliz com pequenos prazeres como estar a ler e a beber uma pinacolada, a simplicidade dos pequenos prazeres...é bom quando assim é!
Também me diverti com o grupo da tartaruguinha (o grupo de tugas, o qual baptizamos com esse nome), na piscina, nas excursões ou na discoteca.
A minha mãe também adorou a experiência, teve algum receio do avião mas correu tudo bem e gostou imenso das férias. Foi engraçado no primeiro dia em que eu lhe queria dizer que ía fumar (coisa que ela sabia, mas não oficialmente) mas não sabia como e ela vira-se para mim e diz-me "Quero dizer-te uma coisa. Se quiseres, podes fumar!" e eu "Andei o dia todo a pensar como te havia de dizer..." fartámo-nos de rir...

O turismo tem apenas dois anos na ilha (nesse espaço a população passou de 3mil para 9 mil pessoas) e o investimento será forte para aquelas bandas (o hotel RIU está a construir o maior hotel desta cadeia nesta ilha e está também previsto um hotel de outra cadeia mas de 7 estrelas). As estradas são quase inexistentes, por isso esse será também um investimento a curto prazo (as excursões sem ser á cidade, são feitas em caminhos de terra batida,pedras ou um género de calçada irregular e sempre em picup's com bancos improvisados na traseira de caixa aberta).

Para quem vai entre Março e Junho pode ver centenas de baleias que vão até esta ilha para acasalar e entre Julho e Outubro podem assitir á desova das tartarugas. Não tivemos a sorte de ver nada disto, mas no último dia à noite estavamos a ir jantar quando nos avisam que estava tudo a ir para a praia porque uns voluntários traziam tartarugas bebé que iriam ser encaminhadas para o mar e isto sim, foi das coisas mais bonitas e únicas que fiz. Ver toda aquela gente no mar á noite a ajudar as tartarugas a seguir o seu caminho pela sobrevivência. Tive a sorte de eu própria agarrar numa e colocá-la na areia, elas vinham para trás com as ondas mas lá retomavam o objectivo. Foi emocionante e torci para que conseguissem!! Fiquei com o peito apertadinho!!

A influência musical é bastante diversa, predomina a musica cabo verdiana (com o funana e a morna), africana e brasileira. sempre noites mui calientes :))

Destes deste pequeno apontamento deixo-vos algumas fotos e estou disponível para questões, seja por pura curiosidade ou por interesse em visitar este destino.

Espero que gostem ;)


















6 comentários:

  1. Lindo Verinha.
    Dá vontade de conhecer.
    Ainda bem que recuperaste energias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida!!

    Foi uma viagem revigorante ;)
    esta semana já ando cheia de stress, a tratar de problemas...enfim!! tenho que aproveitar enquanto estou por Coimbra né??
    Mas aqueles momentos ninguém mos tira :))

    beijinhos com saudades!!!

    ResponderEliminar
  3. Que fotos fantásticas!! Adorava conhecer!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Bem vinda!
    Cabo Verde é, de facto, um destino de sonho =) Gostava muito de conhecer, um dia!
    Adorei a tua foto com o chapéu! Que linda!
    Beijinho****

    ResponderEliminar
  5. Nokas,

    Obrigada!! É de facto um destino que recomendo. Não era a minha primeira opção mas gostei imenso!! é muito bonito ;)

    Cleo,
    Obrigada! é bom estar de volta :))
    Fico contente que tenhas gostado das fotos!! A Ilha é muito bonita e as pessoas são muito simpáticas e atenciosas! Tem tudo para serem umas óptimas férias!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Pelo que vejo foram umas férias muito bem aproveitadas, e ainda bem!
    Tens aqui fotos muito giras!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar