segunda-feira, 4 de julho de 2011

Diet Note's # 46


Estas dicas são informações que recebi aquando do desafio em que participei e julgo poderem ajudar as meninas que andam a fazer reeducação alimentar e que querem entrar na linha.

Dicas saborosas:
- Usem azeite em vez de manteiga ou margarina;
- Substituam os amidos refinados por integrais: ricos em fibra (ex: arroz e massas integrais, pão de trigo integral, cuscuz de trigo integral, farinha de aveia…)
- Adicionem legumes cortados a sopas, guisados, ensopados, saladas…assim reduzem a quantidade total de calorias e enchem o prato com mais valor nutritivo;
- Para temperar usem limão, vinagre, ervas aromáticas, alho e especiarias em vez de óleo e molhos carregados de gordura e calorias.
- Adicionem fruta à salada (para variar). Gomos de laranja ou tangerina, pedaços de maçã, romã, ananás…pode também temperar a salada com sumo de laranja, além das ervas e outras opções saudáveis.
- Usem fruta e legumes congelados. São igualmente nutritivos, podemos consumir coisas fora da época e aumentar a sua durabilidade. (comprei frutos vermelhos e legumes já cortados e prontos a cozer)
- visitem os mercados/ praças municipais. Os legumes são mais frescos e por isso não murcham tão depressa, alguns mais baratos e encontram-se novas variedades de fruta e/ou legumes para acrescentarem à vossa alimentação.
- Há alimentos que são especialmente ricos em determinado nutriente, por ex. o salmão. Tem omega 3, rico em gordura saudável e que devemos ingerir. Mas atenção, o salmão fresco é por norma de viveiro, alimentado à base de farinhas e o omega 3 não é praticamente nenhum. A minha opção tem sido lombos congelados, pescados em alto mar. Tenho sempre o cuidado de ir ver isso nos rótulos.
- para engrossar as sopas, não optem por manteigas, farinhas ou natas. Podem colocar o caldo e os legumes no liquidificador e depois misturá-los novamente na sopa. Ou cozinhar os legumes com um caldo de legumes, cebola, alho e temperos e colocar no liquidificador com um pouco de leite magro e obtêm uma sopa cremosa e nutritiva.
- às vezes cozinho a dobrar e coloco no congelador. Assim quando não me apetece fazer nada e não tenho nada em casa para fazer, posso retirar uma refeição nutritiva e saudável do congelador, em vez de ir comprar fora.
- Não façam compras quando estão com fome, é mais difícil de não trazer comida calórica para casa e de resistir aos produtos estrategicamente colocados perto das Caixas. Façam a vossa lista e sigam-na à risca.

Espero ter ajudado!!
Boas compras, bons cozinhados e boas dietas!

3 comentários:

  1. Costumo fazer sempre que posso, a maior parte do que aqui está escrito.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelos comentários =)

    A minha altura é pouca lol Tenho entre 1,55 e 1,57 (vai variando). Considerando 1,55 (gosto de ser pessimista nestas coisas) tenho um IMC de 20, o que é saudável :)

    Quanto aos vídeos da Jillian há desses de 30 dias o "30 day shred" e o "ripped in 30". Qualquer um deles encontras no Isohunt (http://isohunt.com/)e precisas é depois de ter um programa para extrair os torrents do género BitTorrent ou Utorrent (que também podes fazer download de graça na net). Podes também tentar achar os vídeos na Internet sem ser em torrent escrevendo o nome no google e download e procurar por um que não seja torrent, mas aconselho-te a usar os torrents e o isohunt ;)

    Se não perceberes ou tiveres dificuldades diz-me que eu tento explicar melhor!

    ResponderEliminar
  3. Metro, well done ;)

    Girlie,

    Obrigada pelas dicas!! Vou tentar fazer isso porque adoro aquela Jillian e de certeza que não facilita :)

    ResponderEliminar